Sem dúvidas o processo mais complexo dentro da nossa linha de produção e que é recheado de dúvidas é a impressão flexográfica. Nós inclusive temos um post sobre como é o processo de impressão. Você pode acessar clicando aqui. Esse processo envolve várias variáveis e possibilidades que podem inclusive decidir pela inviabilidade da fabricação conosco. Uma dessas variáveis é o clichê!

Mas o que é o clichê? Talvez você nunca tenha ouvido falar dele! E se você entrou em contato conosco para orçar a sua embalagem com impressão, não entendeu nada quando falamos da sua necessidade na primeira compra.

Muitas são as dúvidas na hora de pedir um orçamento de embalagens plásticas e por isso às vezes coletamos algumas das mais comuns para criar um post.

Preparamos aqui um breve resumo sobre o que é esse item importantíssimo!

Uma breve descrição

A grande maioria das pessoas que não são do ramo plástico não conhece o seu processo de fabricação, o que é muito compressível e esperado. Muitos clientes que recebemos acreditam que a impressão da sua embalagem acontece como numa impressora de computador comum! Ou seja, bastaria você enviar o seu arquivo de imagem e nós faríamos a impressão.

Ou ainda que para alterar algum dado que está impresso na sua embalagem, basta alterar o arquivo no computador e estaria tudo resolvido. Bem, não é realmente por ai!

Para que possamos fabricar a sua embalagem, precisamos do clichê! Sem ele nada acontece!

E o que ele é? Bem, dizendo de uma forma bem simples:

O clichê é uma chapa de polímero em alto relevo fabricada tal e qual a arte final aprovada pelo cliente.

Ilustração de um Clichê para impressão.
Foto de um clichê para impressão flexográfica, utilizado na fabricação de embalagens plásticas.

Quando visualizamos a foto acima, você pode notar que o clichê é como se fosse um carimbo, onde todas as informações contidas na arte final aprovada serão espelhadas e gravadas nessa borracha em alto relevo. É ele que será instalado posteriormente em uma impressora de impressão rotativa, chamada de impressora flexográfica.

Quando é necessário fazer um clichê?

A confecção do clichê é sempre necessária em um novo projeto de embalagem, ou seja, na primeira vez que você for realizar o seu pedido de embalagem impressa.

Outra situação comum é quando se faz necessário modificar algum dado importante em um layout, como telefone e endereço. Dependendo da arte torna-se necessário fazer um novo clichê ou em outros casos, quando é viável, apenas a parte envolvida na modificação.

Seja na confecção de um novo clichê ou na alteração do mesmo, há custos envolvidos e são de responsabilidade do cliente.

Quantos são necessários?

Isso depende muito da sua arte final! Para cada cor envolvida é necessário um clichê. Nós temos capacidade de imprimir em apenas 4 cores.

Quanto tempo dura um clichê?

Essa pergunta depende muito da forma como ele é armazenado, manuseado e da sua utilização. Quanto ele é utilizado, mais ele se desgasta e menos tempo durará. Caso faça poucos pedidos por ano, ele durará mais e poderá ter uma conservação de no mínimo 5 anos.

Há que ter cuidado em seu manuseio, não colocar peso, dobrar ou deixar ele exposto muito tempo na luz.

Onde ele fica armazenado?

Todos os clichês de clientes ativos ficam armazenados em local apropriado em nossa empresa, embalados em uma embalagem protegida de luz e dispostos corretamente. O clichê é de propriedade de quem pagou por ele, dessa forma, sempre que você quiser ele de volta poderemos envia-lo.

O clichê é feito pela Aldoplast?

Não! O clichê é feito por uma outra empresa parceira que realiza serviços de clicheria. A Aldoplast somente recebe as imagens enviadas pelo cliente afim de verificar a viabilidade técnica de fabricação tais como cores envolvidas, tamanho, cilindro que será utilizado, etc. O pagamento é feito diretamente para a clicheria, sem qualquer valor adicional nosso.

Fiz um orçamento de clichê e ele deu muito caro. Qual o motivo?

Para a clicheria formular o valor do clichê, ela irá levar em conta basicamente o número de cores e a área em cm² que sua arte final possui. Em regras gerais, quanto maior for a arte e quanto mais cores ela tiver, mais caro é clichê. A Aldoplast não tem como calcular esse valor e somente a clicheria tem a capacidade de fornecer esse valor.


Conseguimos sanar algumas dúvidas? Se faltou alguma questão mais específica, por favor, utilize o campo de comentários abaixo ou mande ela para nós através do fale conosco , telefone ou WhatsApp. Teremos o maior prazer em atendê-los!