Como é a reciclagem o plástico? Como funciona esse processo?
Que etapas fazem parte desse processamento?
Você já se fez essas perguntas?
Se quer conhecer um pouco mais sobre a reciclagem e como esse importante meio de reutilização do plástico pode ajudar a preservar a natureza, venha conosco nesse artigo!
A coleta de resíduos
Tudo começa pela coleta dos resíduos plásticos nos centros de separação do lixo da sua cidade. Geralmente são centros constituídos por cooperativas de reciclagem que se unem para realizar esse trabalho que vai desde a coleta até a separação.
Esses materiais que devem ser descartados pela população no lixo seco, são separados pelos profissionais desses locais e vendidos para empresas que fazem o processamento. Esse processamento, seu destino e utilização depende do tipo de plástico que está em jogo. Aqui estaremos dando foco no Polietileno de Baixa Densidade (PEBD), material que utilizamos em nossos produtos.
Coleta: um problema para a reciclagem
Todo o processo de reciclagem do plástico nem começaria sem a coleta desses resíduos. Há quem diga que esse é um dos grande problemas para uma efetiva reciclagem, não somente do plástico, mas de outros tipos de materiais também como lâmpadas, pilhas, baterias, eletrônicos, etc.
E um dos fatores para que essa coleta seja dificultada começa na casa de cada um nós: na separação do nosso lixo doméstico. Sem essa separação e sem que as prefeituras invistam na tecnologia da reciclagem, é muito difícil que os resíduos cheguem aos seu destino correto.
O processamento dos resíduos – Aglutinação
Basicamente esses resíduos plásticos são lavados com água e colocados numa máquina que irá triturar essas embalagens. Esse processo se chama aglutinação e os resíduos ficam em pequenos pedaços de plástico triturados. E suma, a máquina aglutinadora é como se fosse um grande liquidificador composta de afiadas facas que picam o plástico em pequenos pedaços.
Esse material aglutinado irá facilitar a passagem do material pelo maquinário do próximo processo.
Virando grãos
O material aglutinado irá passar por uma extrusora que irá derretê-lo e passar por uma “espaguetadeira”, que como o próprio nome diz, deixará essa massa de plástico derretido em formato de vários “espaguetes”.
Dessa forma, essas linhas de material espaguete, que estão em alta temperatura, logo depois irão entrar num grande tanque de água fria para logo em seguida serem cortados em pequenos pedaços de plástico.
Pronto para a produção
Com o material pronto em formato de grãos, os mesmos são vendidos para empresas como a nossa, que o utilizam na extrusão de filmes plásticos. Já falamos aqui sobre esse processo e você pode ver mais nesse post.
Assim, todo esse processo é basicamente o mesmo, variando em algumas etapas. Nossa linha de sacos plásticos e bobinas plásticas conta com esse formato acima descrito, assim como também enviamos o nosso próprio material fruto de aparas da produção para a reciclagem.
Veja mais sobre reciclagem no vídeo abaixo
Gostou de saber como reciclar o plástico?
Fazemos parte do Acordo Setorial de Embalagens em geral, composto pela ABIPLAST e mais 22 associações empresariais. Esse acordo faz parte da política nacional de resíduos sólidos e você pode conhecer mais aqui.