Praticamente todos os dias estamos recebendo em nossas caixas de e-mail, por mensagens de WhatsApp, redes sociais e ligações de números suspeitos, tentativas de golpe de farsantes tentando ganhar dinheiro fácil.

Nossa empresa não fica longe dessas tentativas e nos últimos tempos, alguns clientes tem recebido e-mails com boletos falsos supostamente nossos. No corpo do e-mail, há uma justificativa sem pé nem cabeça, conforme o exemplo abaixo:

Em anexo o golpista envia novo boleto, onde constam novo número de título (não condizente com o título real) e novo valor. Alertamos todos nossos clientes que não paguem esse boleto! A justificativa que consta no corpo do e-mail é inclusive sem pé nem cabeça, pois não temos ICMS/PIS/Confins destacados em NF, pois nossa empresa é do Simples Nacional. Além de que não existe nenhuma Fernanda Andrade e não temos departamento de contabilidade.

A Aldoplast nunca irá mandar esse tipo de e-mail! Se você tiver dúvidas sobre o que recebeu, SEMPRE entre em contato através de nossos canais oficias de comunicação, como WhatsApp e e-mail.

Abaixo listaremos algumas precauções que você pode tomar para evitar cair nesse tipo de golde referente aos nossos boletos:

Algumas precauções: Fique atento!

1) Trabalhamos com o sistema de gestão OMIE para emissão de boletos e o seu envio por e-mail. Dessa forma, nossos boletos SEMPRE serão enviados automaticamente por e-mail via essa plataforma, salvo se você solicitar por WhatsApp. Nosso ÚNICO número de WhatsApp é o (51) 99267-7794. Se ficar com dúvidas, ligue para (51) 3592-4310 ou  (51) 3591-4667, além do e-mail [email protected].

Os e-mails terão como remetente o endereço “[email protected]” e terão o aspecto abaixo:

Se o boleto não vier em anexo, você pode acessa-los pelo link “Visualizar o Documento no Portal Omie”. É uma espécie de portal onde irá constar seus boletos gerados por nós e você pode baixar o pdf ou só copiar o código de barras.

2) Nossos boletos terão a opção de QR Code para pagamento, onde no meio do código consta o logo do sistema Omie, conforme exemplo abaixo: 

Além disso, confira se o boleto está com o mesmo número da Nota Fiscal de Venda no campo “Número Documento”, conforme abaixo:

No exemplo acima consta o número da nota fiscal “7052” e esse boleto é da parcela 2 de 2 parcelas. Verifique também o valor do boleto com o que consta em nossa nota fiscal:

Se você não está recebendo a DANFE da nota fiscal por e-mail, verifique sua caixa de SPAM ou se mesmo assim não recebeu, entre em contato conosco.

3) Considere utilizar o DDA do seu banco! DDA quer dizer Débito Direto Autorizado e todos os bancos do país oferecem esse serviço de forma gratuita. Com ele habilitado, você irá poder visualizar todos os boletos emitidos contra o seu CNPJ ou CPF de forma fácil e pagar diretamente pelo app do seu banco. Isso tudo sem necessidade de boletos!

Percebemos que muitos clientes nem sabem o que é essa funcionalidade e sempre recomendamos. Informe-se com o seu banco ou gerente!

4) Estamos implementando a proteção de boletos com senha, ou seja: ao tentar abrir o arquivo de PDF do seu boleto, você precisará inserir os 5 primeiros dígitos do seu CNPJ ou CPF. Assim fica também mais simples de você identificar a origem do boleto e as informações ficam protegidas.

Infelizmente não temos como impedir essas tentativas, mas podemos informar e educar todos nossos clientes em como se proteger melhor. Sabemos que na correria do dia a dia por vezes estamos com pressa e podemos cometer atos sem refletir, mas podemos pensar em mecanismos para evitar ao máximo esses golpes.

O Sistema ERP Omie preparou um arquivo com vários cuidados para serem tomados e você pode conferir clicando aqui.

Categorias: Posts Blog