As indústrias de embalagens e o comércio por atacado são a mesma coisa?
Você sabe as diferenças entre esses dois tipos de estabelecimentos na hora de procurar a melhor alternativa para a compra da sua embalagem?
No dia a dia do atendimento com clientes, seguidamente nos deparamos com algumas dúvidas na hora da compra e essa é uma delas!
Então: Venha conhecer um pouco mais dessas diferenças e evite de perder tempo procurando em locais que não possam te atender!
As indústrias de embalagens
Vamos dar um exemplo bem simples para ilustrar como trabalham as indústrias: quando você quer comprar um carro 0 km, onde você se dirige para efetuar a compra? Na montadora? Ou nas concessionárias? A resposta é concessionárias, correto?
Pois bem! Com embalagens isso é bem parecido. Assim como as montadoras de automóveis, que fabricam grandes quantidades de veículos em série, as indústrias de embalagens geralmente exigem um pedido mínimo maior.
Elas compram quantidades maiores de matérias primas e possuem custos maiores de produção e pessoal. Seus maquinários consomem muita luz, necessitam de muito material para iniciar a produção, enfim! São várias variáveis e isso depende e muito do tamanho de cada empresa e no que ela se especializou.
Tendo isso em mente, todo o processo desde a extrusão até o corte e solda, exige uma quantidade mínima de fabricação. Até para valer a pena para a empresa até mesmo ligar todo o maquinário! Todo esse ciclo possui perda/refugo de materiais o que, se for feito pequenas quantidades, acaba encarecendo muito o custo final da embalagem.
E claro: sem falar na personalização do produto que a indústria pode proporcionar e os comércios e atacados não, como tamanhos específicos, quantidades maiores e impressão da sua marca.
E quais as opções para o pequeno consumidor final?
Os estabelecimentos conhecidos como distribuidores, comércios ou atacados são os que vendem e estocam vários tipos de sacos, bobinas e afins. Eles acabam comprando das indústrias de embalagens e oferecendo ao consumidor final em quantidades menores e de tamanhos que são padrão.
Dessa forma, na hora de fazer sua compra, se sua necessidade é de poucas embalagens, talvez sua opção seja esse tipo de estabelecimento.
E o quais os parâmetros de quantidades mínimas?
A questão das quantidades pode variar de acordo com o tamanho e espessura da embalagem! Em regra geral, quanto mais kilos for o seu pedido, melhor para as indústrias. Grandes empresas exigiram quantidades mínimas muito grandes, como 200 ou 300 kilos!
Ou seja, se você necessita de 100 sacos plásticos de tamanho A4, você irá conseguir realizar a compra em distribuidores com mais facilidade, já que os mesmos possuem estoques e disponibilidade de vender nesse formato. Já para a fabricação, dependendo da espessura, pode ser exigido 100 kilos de material, o que poderia dar mais de 50.000 sacos!
Você pode ter uma base de quanto pesa a embalagem que procura e quantidade que deseja. Para isso, basta fazer o seguinte calculo:
Largura x altura x espessura.
O resultado é o peso em kilos de 1 milheiro! Lembrando que a espessura é sempre em micras e das duas paredes do filme juntas.
Pequenas quantidades: a nossa especialidade!
Claro que nós, da Aldoplast, não vendemos em pequenas quantidades como os comércios e distribuidores. Porém, dentro da realidade das indústrias de embalagens, somos os que exigimos as menores quantidades!
Nesses 35 anos de existência, nos especializamos em atender as pequenas empresas, produzindo embalagens com tamanhos e impressões personalizadas! Ou seja, aqui você pode encontrar o que procura!